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Arquitetos: Estudio Barozzi Veiga
- Área: 1500 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Simon Menges
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Fabricantes: Armatron Sanitary, Arotec, BAUR, Bauder, Blaser, Deutsche FOAMGLAS®, Geberit, HERAKLITH, Hebesysteme AG, Hebetec Förder, ILLUMA Licht, Kone, Liapor, MLG Metall, Pilatus Flachdach, Pius Nadler, Planung, RS Suter, Regent, Regent FlowLed, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. No ano de 2012, um incêndio generalizado destruiu por completo a sede municipal da Tanzhaus e da Escola Têxtil na cidade de Zurique.
Dois anos depois, em 2014, O Estúdio Barozzi Veiga foi escolhido como o grande vencedor do concurso internacional para o projeto de reurbanização da orla do rio Limmat e para o desenvolvimento do projeto de arquitetura da nova sede da Tanzhaus em Zurique.
O projeto tinha como principal objetivo reativar o espaço público às margens do rio Limmat, resgatando as conexões históricas com o centro da cidade e definindo novas regras de uso e ocupação da área. Desta maneira, o novo edifício da Tanzhaus se materializa como um volume simples e escalonado, integrando-se à encosta em declive em direção ao rio. Praticamente invisível e dissimulado em meio a paisagem natural às margens do Limmat, a nova Tanzhaus acolhe uma série de novos espaços públicos em suas áreas externas, criando um percurso que reconecta a parte alta do centro da cidade ao novo passeio à beira do rio.
O projeto de renovação e transformação da antiga estrutura destruida pelo incêndio de 2012 foi feita com muita sensibilidade e diligência. Incorporando-se perfeitamente à paisagem, o novo edifício não apenas acolhe o programa da escola como cria uma série de novos espaços de uso público, respeitando e adaptando-se com maestria às preexistências do terreno.
Buscamos resolver a relação do edifício com o entorno imediato através da abordagem estrutural da fachada principal. Ela pode ser lida como uma espécie de infraestrutura construída, uma fachada contínua que incorpora e re-interpreta os elementos existentes em seu contexto imediato, evidencias do passado industrial da região.
A escolha da forma trapezoidal dos elementos estruturais de fachada é uma reinterpretação do tradicional sistema estrutural de pilares e vigas e suas consequentes aberturas regulares. De fato, a disposição rítmica destes elementos de concreto nos permitiu criar uma fachada estrutural contínua, que, ao mesmo tempo, abriga e caracteriza o edifício.
A fachada se transforma na própria identidade do edifício da Tanzhaus, enquanto suas aberturas promovem conexões diretas com o espaço público às margens do rio, integrando o espaço do vestíbulo – ou lobby – com o área externa, ampliando e enriquecendo um novo espaço de uso público. A geometria da fachada, com suas aberturas trapezoidais, permite simultaneamente ampliar a permeabilidade da fachada e controlar a incidência de luz natural no interior do edifício. As sombras, criadas tanto pela estrutura da fachada quanto pela abundante vegetação em frente ao edifício, se convertem em uma das principais características do espaço do lobby principal no interior do edifício.
O programa está organizado em dois níveis, separando os usos privados e púbicos, aqueles localizados no pavimento superior e estes no nível inferior. Esta divisão nos permitiu criar diferentes acessos, ativando a circulação ao redor do edifício e reforçando o caráter público deste nível em contato direto con o rio. Aqui, o lobby principal se estende por toda a longitude da fachada, funcionando como elemento de conexão entre o espaço exterior, às salas de produção e a principal sala de espetáculos do edifício. O nível superior, de uso privativo da Tanzhaus, abriga os escritórios e o espaço técnico atrás do palco.
O projeto de Barozzi Veiga se materializa em um edifício de cara nova, uma infraestrutura cultural renovada para a cidade de Zurique, a qual reflete a importância da instituição como um dos principais centros de dança contemporânea na Suíça e no mundo.